sexta-feira, novembro 23, 2012


 
Comissão de Turismo, Deportes e Meio Ambiente farão painel em Foz
Evento marcado para o dia 30 foi pedido pelo deputado professor Sérgio de Oliveira, na Câmara, para debater problemas com Plano de Manejo do PNI

A
 Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal aprovou um painel para discussão do Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu. O painel, que ocorrerá às 19 horas na sexta-feira em Foz do Iguaçu, foi pedido pelo deputado federal professor Sérgio de Oliveira. O evento é uma realização conjunta da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal e da Comissão de Meio de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) durante a Reunião Ordinária Deliberativa realizada no dia 7 deste mês. Para o deputado iguaçuense, o propósito do encontro em Foz é “colocar em relevo” o Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu, que regula e gere as atividades na Unidade de Conservação.
      Segundo A justificativa, as Cataratas do Iguaçu, que se encontram dentro do Parque Nacional do Iguaçu, são responsáveis pela vinda de 1,4 milhões de pessoas para Foz do Iguaçu todos os anos, e isso faz das Cataratas do Iguaçu importantes economicamente para relevante parcela dos moradores da cidade.
      Segundo o requerimento número 204 de 2012 das comissões, o que se está sendo discutido é uma possível e necessária revisão do Plano de Manejo do Parque Nacional o Iguaçu.
      O professor Sérgio disse que não sabe quantos ministros e quantos deputados irão. Mas lembra que foram convidados os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; do turismo, Gastão Dias Vieira; a Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Roberto Ricardo Vizentin; o direto de Criação e Manejo de unidade de Conservação do ICMBIO, Pedro de Castro da Cunha e Menezes; o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Luiz Pegoraro e os 12 prefeitos dos municípios integrantes do programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável no entorno do Parque.
     Ao pedir a reunião para Foz do Iguaçu, a intenção do deputado é que a maior quantidade possível de iguaçuenses compareça.
      “Seria fácil pedir a reunião na sala da comissão”, disse o deputado. “Mas ao trazer a comissão para Foz, queremos ter todos agentes de turismo, operadores, guias de turismo e todos os que dependem do turismo na reunião. O professor Sérgio disse ainda que o caso em discussão é importante e lembra do fechamento do Parque Nacional do Iguaçu, ocorrido em agosto e que provocou a reação de várias entidades que também fecharam o parque. “Desde lá foi feito um acordo com a Justiça Federal que prevê uma prazo para que o item 7.4.5.2 do Plano de manejo seja negociado e mudado. “Caso essas mudanças necessárias não sejam feitas até o fim de fevereiro de 2013, o parque voltará fechar no dia 1º de março”, alertou.
  

Fonte: Jornal A Gazeta do Iguaçu
Reportagem: Jackson Lima



 
Atenciosamente,

Sidnei dos Reis
SINGTUR-FOZ
Diretor/Presidente


Katlyn Nubia
SINGTUR-FOZ
Auxiliar Administrativa
3523-0355
3523-5418
 

Nenhum comentário: