A comitiva que organiza os X-Games no Brasil está em Foz do Iguaçu desde o último domingo (4). O grupo que também produz o evento em outros países está vistoriando locais na Itaipu, no Parque Nacional do Iguaçu e o Centro de Convenções - onde estará concentrada a ESPN - emissora que transmitirá ao vivo as competições que acontecerão entre os dias 17 e 21 de abril de 2013.
Faltando 5 meses para o evento, o comitê organizador ( envolvendo a ESPN, a BSB (Brunoro Sports Business) e representantes da cidade) visita lugares que receberão projetos específicos e estruturas diferenciadas para as atender as necessidades dos atletas/competidores e do próprio público dos X-Games em Foz.
Na usina de Itaipu, por exemplo, estarão concentradas as competições do Rally, Skate e BMX Big Air. De acordo com a organização, em Foz do Iguaçu serão construídas estruturas bem parecidas com as estruturas dos X Games de Los Angeles. O evento terá três arenas diferentes que abrigarão as competições do BMX, Skate, MotoX e Rally. Além das pistas, em cada arena serão construídas estruturas completas com arquibancadas, bilheterias, lanchonetes e tudo para receber bem os fãs e atletas.
Na vistoria desta semana, o grupo formado por 30 pessoas da ESPN americana inspecionará as áreas onde ocorrem as provas para estrutura de transmissão dos jogos para TV, internet e rádio, segurança e implantação de sistemas de tecnologia de informação (TI). Eles também discutirão o esboço das pistas e arenas.
Em 2013, o evento terá seis etapas. O circuito de inverno será realizado em Aspen (EUA), em janeiro, e em Tignes (França), em março. Foz do Iguaçu abre o circuito de verão, em abril. Na sequência, o X Games segue para Barcelona (Espanha), em maio; Munique (Alemanha), em junho; e Los Angeles (EUA), em agosto.
Na próxima quinta-feira (8), às 14h, também na Itaipu, haverá a oficialização do Comitê de Honra dos X Games. A solenidade terá a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e de representantes da Casa Civil.
Antes da visita técnica desta segunda-feira, organizadores do evento se reuniram com mais de 20 representantes de Itaipu que darão suporte logístico para os X Games. "Agora é a hora de começar a tirar do papel tudo o que foi planejado no último ano", disse o diretor do evento, Michael Pandolfo. "A estrutura que encontramos em Foz do Iguaçu, nas três arenas, é muito boa", acrescentou o diretor de marketing e planejamento estratégico da Brunoro Sport Business, Guilherme Cozza.
O valor dos ingressos ainda será definido, assim como o acesso aos treinos por alunos de escolas locais. Haverá bolsões de estacionamento entre as bilheterias e as áreas das provas.
Estima-se que o retorno financeiro à cidade-sede é da ordem de US$ 50 milhões, o equivalente hoje a cerca de R$ 101 milhões. A atração deve gerar 600 empregos diretos na cidade, em diferente funções.
De acordo com o Secretário Municipal de Esportes, Marcio ferreira, o evento levará Foz também para fora do País, gerando mídia positiva para o destino turístico.
"A geração de mídia espontânea é muito boa para Foz. Hoje, os X Games mobilizam espectadores em todo o planeta. A cobertura será transmitida para 172 países, para 82 milhões de lares, o que dará uma projeção extra ao Brasil e ao Destino Iguaçu", declarou aos jornalistas.
Além de Foz do Iguaçu, Barcelona (Espanha) e Munique (Alemanha) serão as novas cidades que receberão os X-Games Global. A três se juntarão as conhecidas Los Angeles, Aspen e Tignes para formar os X Games Global.
Os X Games são um evento de esporte anual que foi criado em 1995, nos Estados Unidos, com o nome The Extreme Games. Na edição de verão, os esportistas competem por medalhas de ouro, prata e bronze, além de prêmios em dinheiro em quatro grandes modalidades: Moto, Rally, Skate e Bike BMX. Os jogos são considerados atualmente a Olimpíada dos esportes radicais, tornando-se uma referência em esportes de ação.
O Porá-y na Tv apoia o X-Games e o D-Tour Iguassu acompanha a comitiva na cidade durante todas as visitas técnicas.
Confira as imagens que nossos colaboradores fizeram com exclusividade:
Nenhum comentário:
Postar um comentário