A primeira ação acontece no próximo domingo (29) com um mutirão de limpeza das encostas da Trilha das Cataratas. Funcionários do Parque, da concessionária Cânion Iguaçu e integrantes da ONG Montanhistas de Cristo utilizarão técnicas de rapel para descer pelos paredões da trilha em busca do lixo jogado por visitantes que passam no local. No dia seguinte o grupo promove atividade semelhante na área do cânion do Rio Iguaçu.
A terceira e maior ação do grupo acontecerá na terça-feira (31) com uma operação de limpeza do Rio Iguaçu, acima das Cataratas. Serão utilizados barcos do Parque, das concessionárias Macuco Safari Ecoaventura na retirada de lixo e detritos trazidos pela correnteza e que ficam depositado às margens do rio. A limpeza começa na foz do Rio Jacuí e termina na área do Porto Canoas, num trecho de 56 quilômetros.
Parada Ecológica - Na sexta-feira (3) funcionários da Escola Parque e voluntários promovem a Parada Ecológica no portão do Parque Nacional do Iguaçu. No local eles entregarão material aos motoristas e fornecedores contendo informações sobre a unidade, buscando sensibilizá-los sobre o respeito às regras a fim de conservar a biodiversidade do local. Os veículos que transportam visitantes pela BR 469 ─ rodovia de acesso às Cataratas do Iguaçu ─ são uma ameaça potencial à fauna, em função dos atropelamentos que matam dezenas de animais anualmente.
Para reforçar a ação, durante todo o período haverá uma exposição de animais taxidermizados, mortos por atropelamentos, no Centro de Visitantes. Eles serão identificados por espécie e a data que foram mortos. A lista inclui quati, irara, veado, gavião, cachorro-do-mato e onça-pintada. (Ascom Parque Nacional do Iguaçu/ Fotos:Rodrigo Mantovani)
Programação:
30/05 – Limpeza das encostas na área do Cânion Iguaçu
31/05 – Limpeza do Rio Iguaçu acima das Cataratas
31/06 – Parada Ecológica no Portão do Parque
29/05 a 05/06 – Exposição de animais empalhados no Centro de Visitantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário