A informação é do ministro do Turismo, Gastão Vieira, que esteve em Foz do Iguaçu na abertura oficial do da 7ª edição do Festival de Turismo das Cataratas, nesta quarta-feira à noite, no Rafain Palace Hotel, em Foz. O evento, que reúne mais de 6 mil pessoas, prossegue até domingo.
No mesmo dia, pouco antes da abertura do festival, o Ministério do Turismo anunciou Foz do Iguaçu como o roteiro indutor mais competitivo do Brasil fora de capitais. O título deve ajudar alavancar ainda mais o turismo da cidade, que tem como principais atrações as Cataratas do Iguaçu e a usina hidrelétrica de Itaipu.
O Ministério tem como política incentivar o turismo nos destinos indutores. A promoção de eventos de divulgação, como o festival, por exemplo, ajuda bastante nessa estratégia. Graças ao bom momento econômico, os brasileiros têm viajado mais. “Esses eventos ajudam a alavancar o setor. Foz merece um papel de destaque e vamos ajudar na promoção desse destino”, disse Viera.
O desafio hoje é fazer com que o visitante volte e, para isso, é preciso investimentos no setor, especialmente, no de serviços. “Estamos de braços abertos para ajudar a promover Foz do Iguaçu, pois esta é uma cidade importante para todo o cenário brasileiro”, concluiu o ministro.
Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, a premiação ajuda a consolidar o Destino Iguaçu, que tem daqui para frente a missão de melhorar a infraestrutura para receber cada vez mais turistas.
“Quem está contente com 1,5 milhão de visitantes por ano (lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu), não percebeu o quanto podemos crescer. Queremos dobrar e, por que não, até triplicar este número”? disse Samek durante a abertura do Festival.
O turismo de Foz do Iguaçu é administrado por uma gestão integrada, que reúne os setores público e privado. Itaipu é uma das empresas âncora desse trabalho. O desafio, agora é, além de melhorar a infraestrutura, ajudar na elaboração de projetos, capacitação dos profissionais da área e preparar os iguaçuenses para receber bem os visitantes.
A pesquisa que apontou Foz do Iguaçu como melhor destino fora de capitais foi feita pelo Ministério do Turismo, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Destino Iguaçu teve a melhor nota entre todos os 38 roteiros turísticos indutores fora de capitais.
O Festival
Consagrado como o segundo maior evento do gênero do sul do País e presente no calendário oficial do Ministério do Turismo, o Festival tem como objetivo mostrar e falar do turismo de Foz do Iguaçu lançando tendências às organizações de eventos de turismo do país.
“Durante estes três dias queremos provocar os agentes de viagens, gestores públicos, estudantes e participantes do Festival a debaterem todos os aspectos envolventes sobre o turismo nacional”, afirmou o idealizador do evento, Paulo Angeli. (FONTE: SITE H2FOZ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário